segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

O Diário de Pernambuco e a "invenção" do Nordeste




José Luiz Gomes da Silva

Relendo o livro do professor Durval Muniz, a Invenção do Nordeste e Outras Artes, bem como a dissertação de mestrado de um dos seus orientandos, o professor Diego Fernandes​, que trata da dizibilidade da Região Nordeste como um espaço da tradição e da saudade, me deparei com algumas referências bastante interessante sobre o jornal Diário de Pernambuco, sobretudo no tocante à sua importância para a instituição da própria região Nordeste. Não fossem suficientes a série de artigos publicados pelo sociólogo Gilberto Freyre naquele jornal, ainda quando estudante nos Estados Unidos, - considerada por Durval como uma certidão de nascimento de uma região - o jornal cumpriu um papel político importante e, até mesmo geográfico, quando se toma sua esfera de circulação como um parâmetro para se definir o espaço territorial nordestino. 

Particularmente, já disse isso aqui outro dia, tenho ótimas recordações do Diário de Pernambuco. Comprava-o todas as quinta-feiras, numa banca de revistas, nas proximidades da Igreja de Santa Elizabeth, em Paulista, porque, neste dia, eram publicados os artigos de Gilberto Freyre. Todos regiamente guardados, como fazia com os do professor Pessoa de Moraes.  O jornal abriu seus arquivos para as minhas pesquisas do mestrado e, no final, nos proporcionou uma página de debate sobre o tema. O Jornal também nos facultou muitos espaços para a divulgação de nossas oficinas de roteiro para cinema e TV, sobretudo nas colunas de Alexandrino Rocha e Fernando Spencer. 

Como se observa, além de ser o jornal mais antigo em circulação da América Latina, quando se trata da região Nordeste e do Estado de Pernambuco, então, bairristicamente, sua importância é ainda mais singular. A Fundação Joaquim Nabuco, através do seu departamento de microfilmagem, mantém todas as edições do jornal microfilmadas, acessível ao público. Hoje, o jornal ainda mantém uma excelente equipe de profissionais, mas a sua linha editorial, em razão de inúmeros fatores, acusa os "reflexos" do tempo. 


Como citar este texto:

SILVA, José Luiz Gomes da. O Diário de Pernambuco e a invenção do Nordeste. Pesquisa Escolar do Nordeste. Disponível: http://pesquisaescolardonordeste.blogspot.com. Acesso em: dia, mês e ano. 22 de ago.2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário